ESCATOLOGIA

Digite seu texto aqui.

A ESPOSA JÁ SE PREPAROU

 


VINDAS SÃO AS BODAS DO CORDEIRO, E JÁ A SUA ESPOSA SE APRONTOU” (Ap 19.7b)

  1. Por Enoque Rodrigues Nogueira.
    www.enoque.com.br enoque@enoque.com.br

Tema parte do capítulo dezenove do apocalipse do apóstolo João que fala sobre a segunda vinda de Cristo:
E, depois destas coisas, ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! Salvação, e glória, e honra, e poder pertencem ao Senhor, nosso Deus, porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua prostituição, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos. E outra vez disseram: Aleluia! E a fumaça dela sobe para todo o sempre.
E os vinte e quatro anciãos e os quatro animais prostraram-se e adoraram a Deus, assentado no trono, dizendo: Amém! Aleluia! E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, tanto pequenos como grandes.
E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! Pois já o Senhor, Deus Todo-poderoso, reina.
Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.
E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.
E eu lancei-me a seus pés para o adorar, mas ele disse-me: Olha, não faças tal; sou teu conservo e de teus irmãos que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.
Este episódio está inserido num momento depois do arrebatamento da Igreja. Portanto, o preparo da Esposa do Cordeiro acontecerá quando ela já estiver nos braços do Pai, após ao arrebatamento da Igreja.
 
ALGUMAS CITAÇÕES SOBRE AS BODAS DO CORDEIRO
Claudionor de Andrade diz: “[Do lat. Vota, voto feito à divindade + agnus, Cordeiro] Reunião plena entre Cristo e a Igreja, que começará a se concretizar a partir do arrebatamento. Neste período, que coincidirá com a septuaginta semana de Daniel, os santos receberão os seus galardões e hão de se preparar à implantação do Reino de Deus na Terra (Ap.7-9)”.[1]
Thomas Ice e Timothy Demy dizem: “Apocalipse 19.7-10 retrata a Igreja como uma noiva que já foi adornada para seu casamento (com ‘linho fino’, que representa ‘os atos de justiça dos santos’) com seu Noivo (Cristo). A Noiva já foi vestida como preparação para seu retorno com Cristo, em Sua Segunda Vinda, à terra (Apocalipse 19.11-18)”.[2]
Bloomfield disse: “Embora esse assunto seja comum tanto no Antigo como no Novo Testamento, pouca é a informação positiva a respeito do mesmo. Muitas perguntas poderiam ser feitas que por enquanto não poderiam ser respondidas completamente”.[3]
As Bodas do Cordeiro são vistas em uma posição que acontece depois do arrebatamento da Igreja. Assim, não acontecerão os eventos relativos às Bodas sem que haja ocorrido o Encontro mais esperado de todos os tempos pela Igreja do Senhor que Paulo deixou bem delineado, para nossa consolação.
 
ALGUMAS VERSÕES BÍBLICAS DO TEMA
 
“Porque se aproximam as núpcias do Cordeiro. Sua Esposa está preparada” (Bíblia católica);
 
Porque chegou o tempo do casamento do Cordeiro, e sua esposa está pronta” (Edição Pastoral – Paulus);
 
“Porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou” (ERA)_;
 
“Porque chegou a hora da festa de casamento do Cordeiro, e a noiva já se preparou para recebê-lo” (BLH);
 
A “Esposa do Cordeiro” também significa a Cidade Santa.
“Então, veio um dos sete anjos que têm as sete taças cheias dos últimos sete flagelos e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro; e me transportou, em espírito, até a uma grande e elevada montanha e me mostrou a santa cidade, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus” (Ap 21.9,10).
 
A CIDADE SANTA
A Cidade Santa é apresentada ornamentada como uma Noiva se apresenta ao seu noivo no dia do casamento.
[Jerusalém que descia do céu] qual tem a glória de Deus. O seu fulgor era semelhante a uma pedra preciosíssima, como pedra de jaspe cristalina.
Tinha grande e alta muralha, doze portas, e, junto às portas, doze anjos, e, sobre elas, nomes inscritos, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. Três portas se achavam a leste, três, ao norte, três, ao sul, e três, a oeste. A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e estavam sobre estes os doze nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
Aquele que falava comigo tinha por medida uma vara de ouro para medir a cidade, as suas portas e a sua muralha.
A cidade é quadrangular, de comprimento e largura iguais. E mediu a cidade com a vara até doze mil estádios. O seu comprimento, largura e altura são iguais.
Mediu também a sua muralha, cento e quarenta e quatro côvados, medida de homem, isto é, de anjo. A estrutura da muralha é de jaspe; também a cidade é de ouro puro, semelhante a vidro límpido. Os fundamentos da muralha da cidade estão adornados de toda espécie de pedras preciosas. O primeiro fundamento é de jaspe; o segundo, de safira; o terceiro, de calcedônia; o quarto, de esmeralda; o quinto, de sardônio; o sexto, de sárdio; o sétimo, de crisólito; o oitavo, de berilo; o nono, de topázio; o décimo, de crisópraso; o undécimo, de jacinto; e o duodécimo, de ametista.
As doze portas são doze pérolas, e cada uma dessas portas, de uma só pérola. A praça da cidade é de ouro puro, como vidro transparente. Nela, não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. A cidade não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada.
As nações andarão mediante a sua luz, e os reis da terra lhe trazem a sua glória. As suas portas nunca jamais se fecharão de dia, porque, nela, não haverá noite. E lhe trarão a glória e a honra das nações. Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro. (Ap 21.11-21).
O ARREBATAMENTO DA IGREJA
 
O Evento que precederá as Bodas do Cordeiro
 
Meus amados irmãos. Não precisamos de muitos argumentos para mostrar que o casamento do Cordeiro com a sua Esposa significa o encontro e permanência dos Servos de Deus com Jesus Cristo.
Sabemos que o preparo especial para as Bodas acontecerá já no estado de corpos glorificados e com a salvação já assegurada; então, cabe-nos estar atentos ao evento que precederá as Bodas do Cordeiro. Neste caso, o Arrebatamento da Igreja.
 
Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras. (1 Ts 4.13-18).
 
 
A NOSSA VIDA COTIDIANA
 
Muitos incrédulos dizem: “Não pedi para nascer”. Pois bem, isto é uma verdade, mas não serve como argumento para uma vida desleixada. Todos os seres humanos, embora não tenham pedido a Deus para nascer, tem o privilégio de optar por de uma vida feliz e de vitória.
Nascemos em condições diferentes, somos criados e educados pelos nossos pais, biológicos ou de criação.
Herdamos a cultura que nos são passadas pelos nossos pais, pelos professores e pela sociedade.
Na esfera espiritual, nós, como brasileiros, recebemos as mais variadas doutrinas que estão disponíveis durante o nosso crescimento e vivência: catolicismo, protestantismo, espiritismo, ateísmo, ceticismo, Testemunhas de Jeová, Mórmons e muitos outros segmentos. Somos, quando crianças, indefesos e temos que conviver com esta realidade.
Enquanto crianças os nossos pais nos educam e nos mostram o caminho de acordo com a sua fé; em sendo fiéis cristãos, nos passarão o Evangelho, mas senão o forem, nos passarão uma outra doutrina.
Quando chegamos na idade em que começam a surgir um despertamento religioso, começamos a confrontar o que aprendemos com o que emana de nossa mente com a doutrina aprendida e com o Evangelho de Cristo que de certa forma chega até nós e então decidimos se aceitamos ao convite do mestre Jesus através da ação Espírito Santo ou se o recusamos. Cabe-nos, pelo arbítrio que temos aceitar ou não a sua chamada. A nossa decisão redundará em duas alternativas: perdição ou salvação.
 
 
A CONFIRMAÇÃO DE AUSÊNCIA NAS BODAS DO CORDEIRO
 
Em não aceitando a gloriosa salvação, a condenação está confirmada “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (Jo 3.18). I
Uma observação que pode ser feita ao considerarmos esta versão é que os incrédulos “já estão condenados”, portanto não há nenhum processo paulatino de condenação.
 
 
 
O COMEÇO DOS PREPARATIVOS PARA AS BODAS DO CORDEIRO
 
Quem aceitar a Jesus como Salvador terá a participação nas Bodas do Cordeiro assegurada. “E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus” (Lc 12.8). “E disse-me: Escreve: Bem aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus” (Ap 9.19).
 
MUDANÇAS COMO PARTE DO PROCESSO DE PREPARAÇÃO PARA AS BODAS DO CORDEIRO
 
O fato de aceitar a Cristo como Salvador, não nos torna modificados imediatamente no comportamento exterior, embora tenhamos de pronto uma mudança radical de natureza, da pecadora para a remida, pelo processo do novo nascimento. “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (Jo 3.3)..
O condicionamento cristão é um processo que pode durar a vida inteira.Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo” (Ef 4.10-12).
Devemos nos lembrar que a vida cristã é um processo que pode demorar anos. É como acontece na
A vida não amadurece na hora, é um processo que pode demorar anos. É como na maioria das obras que atingem uma grande formosura, mas teve como início uma pedra fundamental.
 
DIFICULDADES NA TRAJETÓRIA RUMO AO ENCONTRO COM JESUS
 
Os crentes fiéis enfrentam uma série de obstáculos na sua caminhada com Cristo, mas como um corredor deve transpô-los. “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis” (1 Co 9.24).
            Entre os obstáculos estão: Acusações diversas, muitos tipos de tentações, ameaças que vêm de todos os lados, comichão, falsas doutrinas, desânimo, pressão social, dificuldade no trabalho, ensino pernicioso nas escolas e na mídia e muitos outros.
Todos estes obstáculos, de certa forma são nocivos à vida cristã, mas por outro lado serve para edificar a nossa fé. Paulo recomendou: “Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé” (1Tm 1.19).
 
 
OBRIGAÇÕES NA VIDA CRISTÃ
 
Não é verdade que a liberdade que temos em Cristo nos exime de obrigações diante de Deus e da Igreja de Cristo. Na caminhada para as Bodas do Cordeiro devemos atentar para que tenhamos uma vida dedicada e calçada:
 
Na vigilância e oração.
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26.41).
 
Na conservação da doutrinados apóstolos.
 “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações” (At 2.42).
 
Na leitura e estudo da Palavra de Deus que é vital.
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra” (1 Tm 3.16,17).
 
Ofertar.
“... Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao Senhor?” (1 Cr 29.5).
           
Ser fiel nos dízimos.  
“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes” (Ml 3.10).
            Oferecer sacrifícios vivos.
“Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (RM 12.1).
 
Jejuar quando necessário.
“Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto” (Mt 6.17).
 
Pregar o Evangelho a toda criatura.
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém” (Mt 28.19,20).
 
Cooperar nas atividades da Igreja Local onde estiver filiado.
“Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus” (1 Co 3.9).
 
 
AO ARREBATAMENTO DA IGREJA.
OCASIÃO DA TRANSFORMAÇÃO DE CORPOMATERIAL PARA GLORIFICADO, PARA AS BOAS DO CORDEIRO
 
            As Bodas do Cordeiro se dará quando todos os salvos já estiverem com os seus corpos glorificados. O momento que Deus separou para esta transformação é exatamente o que todo crente sincero mais deseja: O arrebatamento da Igreja. Neste grande evento todos seremos transformados. E então dar-se-á a fase de preparação da noiva feita por Jesus.
 
Arrebatar: Significa tirar com violência ou força; arrancar: Levar, desprender, de um ímpeto: Raptar (1): Impelir, conduzir: Encantar, enlevar, extasiar: Levar à ira, à cólera; irar, enfurecer, encolerizar: Conquistar, ganhar: V. t. d. e i. Tirar por força ou violência; arrancar: Apossar-se por força ou violência; roubar: Provocar, suscitar; arrancar: Extasiar-se, maravilhar-se, entusiasmar-se.  Enfurecer-se, irar-se, encolerizar-se.  Transportar-se em êxtase místico, religioso, etc. (Dicionário Aurélio).
 
 
 
O ARREBATAMENTO DA IGREJA PODE SER AGORA
 
DOUTRINA DA IMINÊNCIA
 
Iminente:Que ameaça acontecer breve; que está sobranceiro; que está em via de efetivação imediata; impendente” (Dr. Aurélio).
Definição bíblica de iminência. O Dr. Renald Showers define assim; “Um acontecimento iminente é aquele que está sempre pairando acima de alguém, constantemente prestes a vir sobre ou a alcançar alguém; próximo quanto a sua ocorrência” (The Oxford English Dictionary, 190, V.66).
A doutrina da iminência mostra que Jesus pode vir a qualquer momento, mesmo que não seja breve e sem a necessidade de qualquer sinal de Sua vinda nos ares. Esta idéia dá força ao pensamento pré-tribulacionista.
 
Doutrina da iminência
 
Algumas passagens bíblicas dão reforço a este pensamento:
“De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo”, 1Co 1.7;
“Se alguém não ama o Senhor Jesus Cristo, seja anátema; maranata!” 1Co 16.22;
“Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo”, Fp 3.20;
“Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor”. Fp 4.5;
“Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios”. 1Ts 5.6;
“...que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até aparição de nosso Senhor Jesus Cristo”; 1Tm 6.14;
“Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”. Ap 3.11;
“Sede, pois, irmãos, pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. Sede vós também pacientes, fortalecei o vosso corpo, porque já a vinda do Senhor está próxima. Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta” Tg 5.7-9.
As passagens acima dão idéia de que Cristo pode voltar a qualquer momento, o Arrebatamento é um fato iminente. Aleluia!
 
PRENÚNCIOS DA VOLTA DO SENHOR
 
Neste ponto os teólogos se divergem bastante. Há o grupo dos que crêem que os sinais são para indicar a época da Vinda de Jesus nos ares para buscar a Sua Igreja; existem os que crêem que os sinais norteiam os dois casos; e, também tem aqueles que afirmam que os sinais só apontam para a Segunda Vinda de Jesus na Terra para estabelecer o Seu Reino Milenar. O segundo caso nos parece mais óbvio; de qualquer modo, sendo para uma das situações o resultado será a orientação da época.
Paulo escrevendo aos tessalonicensses disse:
Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva; pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite. Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão. mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa (1 Ts 5.1-4).
Como podemos observar, ninguém saberá o dia nem a hora, “Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai” (Mt. 24.36), porém, os que andam na Luz têm nos sinais uma orientação da época do grandioso dia. A igreja é também denominada noiva e “Esposa do Cordeiro” (Ap 19.7, 21.9).
Alguém já viu uma noiva não saber da época de seu casamento? Também é comum entre as noivas o aumento euforia e ansiedade a cada dia que se aproxima do casamento. Assim os cristãos, sentem nos sinais (os preparativos para a festa) e no coração devido sua comunhão com o Espírito Santo (amor pelo esposo) que o Grande Dia do Arrebatamento está chegando.
 
ALGUNS SINAIS
 
Jesus citou uma série de sinais que indicarão a proximidade dos eventos que acontecerão no final dos tempos.
Para a maioria dos estudiosos são indicativos da proximidade do Dia da Ira que não terá a Igreja com participante, mas se esta fase é imediatamente após ao arrebatamento, então nos interessa conhecê-los.
Eis o que consta em Mateus 24.5-12:
Falsos Cristos enganando a muitos;
Guerras;
Rumores de guerras;
Nação contra nação;
Reino contra reino;
Haverá fomes;
Terremotos em vários lugares;
Tribulação;
Assassinato;
Cristãos odiados por causa do nome de Jesus;
Muitos se escandalizarão;
Traição;
Ódio uns dos outros;
Falsos profetas que enganarão a muitos;
Por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos.
 
UM SINAL MUITO INTERESSANTE
 
Vejamos o que diz o apóstolo Paulo:
 Irmãos, no que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, nós vos exortamos a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor. Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus.  Não vos recordais de que, ainda convosco, eu costumava dizer-vos estas coisas? E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria.  Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda ( 2 Ts 2. 1-8).
Aqui vemos dois sinais que só poderão acontecer no extremo-fim do período da Graça: A apostasia (Dr Aurélio: Separação ou deserção do corpo constituído (de uma instituição, de um partido, de uma corporação) ao qual se pertencia.  2. Abandono da fé de uma igreja, especialmente a cristã: &  3. Abandono do estado religioso ou sacerdotal).  E a Presença do anti-Cristo com o seu poder detido devido a presença da Igreja e do espírito Santo com a Sua função de Consolador.
Obviamente que, se o anti-Cristo vai governar logo que a Igreja for assunto ao Céu, então ele deverá estar presente por um tempo juntamente com a Igreja do SENHOR, mais precisamente a Igreja que estiver vivendo na época do Arrebatamento.
O MUNDO PRONTO PARA O ANTI-CRISTO
Tudo está caminhando para se cumprir o que a Bíblia diz a respeito do governo do anti–Cristo tipificado nos pés da estátua que Daniel viu:
E, quanto ao que viste dos pés e dos artelhos, em parte de barro de oleiro e em parte de ferro, isso será um reino dividido; contudo, haverá nele alguma coisa da firmeza do ferro, pois que viste o ferro misturado com barro de lodo. E, como os artelhos eram em parte de ferro e em parte de barro, assim por uma parte o reino será forte e por outra será frágil. Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão com semente humana, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro se não mistura com o barro ( Dn 2. 41-43).
Na visão dos animais Daniel o seguinte representando também o Iníquo: “E, quanto às dez pontas, daquele mesmo reino se levantarão dez reis; e depois deles se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros e abaterá a três reis. E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues nas suas mãos por um tempo, e tempos, e metade de um tempo”, Dn 7. 24-25.
Quem poderia dizer há vinte anos atrás já existem condições satisfatórias, através da informática, de identificar a todos os moradores do planeta e ter um total controle de cada um, simplesmente através de um código? Pois bem, João descreveu este assunto assim: “...e lhe foi dado comunicar fôlego à imagem da besta, para que não só a imagem falasse, como ainda fizesse morrer quantos não adorassem a imagem da besta. A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz que lhes seja dada certa marca sobre a mão direita ou sobre a fronte, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome. Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Ora, esse número é seiscentos e sessenta e seis” Ap 13. 15-18.
Amados, despertemo-nos! Lembremo-nos que, se estas coisas estão próximas a acontecer significa que Jesus está mais às portas do que possamos imaginar.
A SEQÜÊNCIA DOS ACONTECIMENTOS
 
A trombeta de Deus soará alertando os fiéis para a partida,
“...num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformado” ( 1 Co 15.52);
 
Jesus desce dos céus trazendo consigo os fiéis que estão com ele, e irão se unir aos seus corpos ressuscitados;
Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem” (1 Ts 4.14. 8)  “Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor” (2 Co 5.8);
 
Os mortos em cristo ressuscitarão primeiro em corpo incorruptível,
Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro” (1 Ts 4.16); “... num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1 co 15.52);
 
A seqüência dos acontecimentos - Continuação
 
A seguir vivos são transformados,
 “eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos” (1Co 15.51); “...num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1 Co 15.52);
 
Todos juntos serão arrebatados.
...depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles (os ressuscitados), entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor” (1 Ts 4.17);
 
A encontrar com o SENHOR nos ares, .
...depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles (os ressuscitados), entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor” (1 Ts 4.17);
 
Para a vida eterna
“Para estar para sempre com o SENHOR” (1 Ts 4.17);
 
Todas essas fases acontecerão no intervalo muito breve
“abrir e fechar de olhos” (1 Co 15.52).
 
 
PERFIL DO ARREBATÁVEL
Deve ser alcançado pela Graça de Deus
 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Ef2.8);
Deve aceitar a Jesus como Salvador
“Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus” ( Mt 10.32); 
Deve apresentar-se arrependido
 “Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte”, 2 Co 7.10. “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1.8-9);
Deve ser santo
“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” ( Hb 12. 14);
Deve pertencer à Igreja de Cristo
“Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja” (Cl 1.24);
Deve vigiar
“Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem” (Lc 21.36).
 
DEPOIS DO ARREBATAMENTO COMEÇAM OS PREPARATIVOS NO CÉU PARA AS BODAS DO CORDEIRO
 
Para que a noiva esteja completamente ornamentada e a rigor para as Bodas do Cordeiro, sem mácula e vestida de linho puro, a finalização dos preparativos acontecerá no céu.Mas enquanto a Noiva do Cordeiro estiver na terra, cabe-lhe andar como verdadeiros participantes da grande festa que já está preparada para todos os que forem contados no Livro da Vida. “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos” (Ap 3.5).
 
 
 
BIBLIOGRAFIA
ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico: Com definições etimológicas e locuções latinas. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléia de Deus, 1966.
____ . Escatologia: O arrebatamento da Igreja. Instituto Bíblico Beth-Le-Hem: 1996.
BLOOMFIELD. Arthur.E. O Futuro Glorioso do Planeta Terra. 4.ed. Venda Nova: Editora Betânia S/C. 1979.
BRASILEIRA.Imprensa Bíblica.Bíblia Sagrada: concordância e dicionário.67.ed. Rio de Janeiro: Editora Vida.1987.
BUCKLAND.A.R, M.A, WILLIAMS. L. Dicionário Bíblico Universal. Flórida – EUA: Editora Vida. 1987.
DOBSON, John H. Aprenda o Grego: do Novo Testamento. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus. 1994.
Enciclopédia Barsa: CD Room. Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda. 2000.
FERREIRA.Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio Básico da Lingua Portuguesa. Rio de Janeiro: CD-Room. 1989.
ICE, Thomas. DEMY. Timothy. A verdade sobre o Arrebatamento. Porto Alegre: Actual Edições. 2001.
MARINS Levi M. Roteiros da Escola Bíblica Dominical: Assembléia de Deus em Todos os Santos. Rio de Janeiro: 1998
Pastor . Escatologia: O Arrebatamento da Igreja. Assembléia de Deus em Macaé. Macaé: 2000.
SILVA.Antonio Gilberto da. Daniel e Apocalipse. 5.ed. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus. 1987.
  TRIPLETT.L.O..STAMPS.D.C..ADAMS.J.W..SOUZA.R.R..CHOWN.G..GILBERTO. Bíblia de Estudo Pentecostal.4.ed. Estados Unidos: Life Publishers.1995.

[1] ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico, p. 53.
[2] ICE, Thomas. DEMY. Timothy. A verdade sobre o Arrebatamento, 51.
[3] BLOOMFIELD. Arthur.E. O Futuro Glorioso do Planeta Terra, p. 231. texto aqui, e depois clique em Salvar.






Todos os direitos reservados © 2024