INICIAL
Quem somos
VIDA CRISTÃ
VIDA VITORIOSA
SALVAÇÃO
ORAÇÃO
MISSÕES
TESTEMUNHOS
BIOGRAFIAS
CÔMICOS
VARIEDADES
O PODER DA ORAÇÃO
COMO FUI EM 2016?
LEIA A BÍBLIA
MEMÓRIA GLÁUCIA
O CASAMENTO
FALAR COM ENOQUE



VARIEDADES

 

  http://www.enoque.com.br/config/bt/arq_word.gif9 CONGRESSO PRECISA URGENTE DE UM PREGADOR RESERVA.doc http://www.enoque.com.br/config/bt/arq_exclui.gif
   Link:   http://www.enoque.com.br/geral/arquivos/9 CONGRESSO PRECISA URGENTE DE UM PREGADOR RESERVA.doc

  http://www.enoque.com.br/config/bt/arq_word.gif9 SEJA UM LIDER DE VERDADE.doc http://www.enoque.com.br/config/bt/arq_exclui.gif
   Link:   http://www.enoque.com.br/geral/arquivos/9 SEJA UM LIDER DE VERDADE.doc

 


CONGRESSO PRECISA URGENTE DE UM PREGADOR RESERVA

Por Enoque Rodrigues Nogueira

 

Prezado amigo e irmão, Graça e Paz de Cristo.

 

Tendo em vista a comemoração do aniversário da Juventude que diriges, oração e jejum tem sido a tua rotina desde o começo dos preparativos até agora. É fato que nos anos anteriores as festividades foram ricamente abençoadas por Deus e neste ano, não poderá ser diferente. São tantos testemunhos e lembranças do passado que ficas preocupado, não querendo decepcion214ar.

A escassez de recursos é visível; há também a mudança na sociedade cristã; em apenas dois anos muita coisa mudou e uma festa hoje não pode ser igual.

O que tu fizeste desde o início até agora?

A primeira preocupação foi quanto ao local. O congresso, pela sua extensão, envolve toda a Juventude do Campo e por isso não cabe dentro da Igreja, nem naquele terreno comprado para a futura Sede; por isso, depois da reunião com a Equipe, optaste por aquele clube que fica três quadras do templo, em uma esquina bem movimentada com uma ótima fachada para colocar um grande outdoor.

O clube oferece vantagens e desvantagens. O espaço é amplo, acústico e tem toda a infra-estrutura necessária; em contrapartida, é mais distante da rua principal onde passam ônibus, vans e táxis, além disso, não é permitido estacionar ônibus por perto. Tirando os prós e contras, é um bom lugar. A preocupação tem sido a quantia de dinheiro necessária para a locação que equivale a soma dos dízimos mensais de cerca de 137 crentes que ganham salário mínimo. Essa grande quantia foi considerada irrisória por um tal de Cândido Alto A. Perfeito, que prometeu como humilde oferta ao Secretário de Organização que tu delegaste para te ajudar.

Caro Amigo, tu ficaste bastante triste com a situação; o cofre da Juventude vazio e em paralelo um dinheiro fácil. Temente a Deus como és, de pronto a recusaste a oferta, mas a turma do “não tem nada a ver” se posicionou contrária e de dedo em riste ameaçou te abandonar caso não concordasse em aceitar o dinheiro do Cândido Alto.

Não conseguindo dormir, e vendo que a situação te importunava cada vez mais chegando a invade a privacidade do teu lar, pensaste: Não posso decidir sozinho, vou falar com o meu pastor. O zeloso servo de Deus, sabiamente convocou o ministério da igreja e juntos decidiram por não aceitar o dinheiro daquele interesseiro e apesar de não terem recursos, prometeram a ajuda em oração. Em represália a decisão dos obreiros, Toda a Equipe te abandonou.

Agora, amigo presidente, está como antes: Não há dinheiro nos cofres da Organização da Juventude; não há backup das cartas convites que estavam em elaboração nas casas e locais de trabalho daqueles covardes colaboradores; a relação de corais, conjuntos, duetos, banda, coreografia, peça, cantores estavam também naqueles micros; não se sabe quem eram os pregadores que estavam previamente contatados para receberem os convites; enfim estás literalmente sozinho.

Faltando agora apenas quarenta e dois dias para o início do congresso, não há sequer um pregador de renomado com vaga na agenda para os dias do Congresso; também não conheces um grande pregador ainda que sem fama, que tenha agregado ao seu nome adjetivos como, bom, maravilhoso, fantástico, incrível, tremendo, imensurável, estupendo.

Meu ilustre irmão e amigo, sem a ajuda daqueles amigos desertores que antes te ajudavam para que tudo desse certo, agora tu os tem como participantes da turma dos que “pagam pra ver”; a turma que torcem para que nada dê certo quando os seus desejos são frustrados.

Agora, amigo, aquelas lágrimas que corriam em teu rosto quando eras apenas dirigente da vigília e do círculo de oração e que estavam aprisionadas em tua face desde que assumiste a presidência voltaram e rolam de contentamento.

Aqueles irmãozinhos que trabalharam nas festas passadas, aqueles quadrados e ultrapassados que não sabem usar um computador; não sabem fazer logoff, não conseguem controlar o mouse; aqueles dispostos servos de Deus estão prontos a te ajudar, mas, com certeza, vai te oferecer os seus serviços de datilografia usando uma peça de museu chamada máquina de escrever – para quem não conhece, é uma geringonça de fazer letras de forma com auxilia de uma fita untada de tinta.

Com a verba curtíssima, não vai dar para fazer aquele painel de vinte metros quadrados orçado em quinhentos dólares pela empresa de outdoor Egher. Terás que chamar aquele diácono que mora em Vila Vintém, aquele baixinho que usa paletó xadrez, especialista em confecção de faixas em morim usando a tinta Xadrez misturada com aquele aditivo para não borrar pelo efeito da chuva.

As refeições não mais serão servidas pelo restaurante do pai do ingrato coordenador; tu terás que convidar aquelas irmãs de cabelos compridos com um pano de saco de farinha de trigo na cabeça; aquelas que foram dispensadas pelo encarregado de cozinha, Elas trabalham cantando, orando e profetizando; não cobram nada, a não ser que as levem para casa no fim de cada noite devido ao perigo do horário noturno no Rio de Janeiro.

A maioria dos conjuntos e corais viria pela amizade que seus líderes tinham com o responsável desistente; agora amigo, terás que contar com os Conjuntos da própria igreja e os teus amigos do campo.

Os cantores que foram contatados exigiram a compra de cinqüenta, oitenta e cem, CDs, além do pagamento das despesas de passagens ou gasolina para todo o pessoal de suporte. Sem dinheiro tu não podes confirmar os convites. Vais escalar os irmãos, os jovens e aquele menino filho da zeladora, aqueles cantores ocultos que louvam ao SENHOR no templo juntamente com os demais irmãos.

Por fim, amigo, a grande questão: O PREGADOR.

Em grandes congressos e conferências - na esfera humana - o pregador é a peça fundamental. Apesar de ouvirmos dizer nos cultos que cada participação é importante, a verdade é outra. É quase uma reza o que se ouve no momento que antecede a pregação: “Meus amados irmãos. O SENHOR tem falado durante todo oculto através dos hinos, dos testemunhos e saudação, mas agora é o momento mais importante deste evento: É a hora da pregação da poderosa Palavra de Deus. Convido todos a ficarem de pé. Vamos receber o nosso querido doutor, apóstolo, professor, pregador, Pr. Sábi O. de Jesus”.

Amigo presidente, os pregadores que estavam agendados para o congresso, foram sondados com bastante antecedência chegando a disponibilizar as vagas em suas agendas. Eles exigiram hotel de três ou mais estrelas, passagens aéreas, carro com motorista à disposição e uma oferta de amor depois da pregação. O dinheiro previsto para este pagamento seria conseguido através de vendas de botons, lapelas, Cds, apostilhas antigas de outros eventos, livro de ouro, bazar, etc. Com a ausência da Equipe isto se tornou inexeqüível; não há recursos para o pagamento e eles não vêm sem que garanta todas as suas exigências. Amigo, como nos tempos de vigília tu oraste: Deus, tem misericórdia de mim, eu dependo de Ti!

Caro amigo não sei o que passa na tua mente depois de tudo o que vem ocorrendo ao pensar em quem será o PREGADOR. Talvez imagines o teu pastor dizendo outras palavras na hora de apresentar o pregador: Amados irmãos, a hora está bastante avançada, mas temos que ouvir ainda a pregação da Palavra que será ministrada pelo nosso obreiro, dirigente da Congregação no Morro do Urubu. Ou, quem sabe, tens vergonha de convidar agora o dirigente urubuense porque ele já sabia desde o início que a lista de pregadores não constava nomes que não fossem famosos. Pode haver receio de anunciar antecipadamente o nome deste dirigente e a divulgação do seu nome, ao invés de promover, diminua ainda mais os ânimos dos os participantes, acostumados com a presença de cantores e pregadores importantes.

Pode ter passado pela tua cabeça o ensaio do texto para preceder ao PREGADOR RESERVA dizendo: “Meus irmãos, quero que compreendam que tivemos alguns acidentes de percurso nestes últimos quarenta e dois dias, o que nos levou a modificar os planos e fazermos aqui no templo esta importante festa. A mocidade que estão vendo não está completa, os cantores, por motivo de força maior, não puderam vir, os pregadores fizeram grandes exigências e não pudemos trazê-los. Quero que recebam em amor e orem pelo nosso amado obreiro, que foi avisado agora pouco para que Deus tenha misericórdia e lhe dê a mensagem para os nossos corações. Convido a nos trazer a Santa e Poderosa Palavra de Deus o nosso amado pregador, Pr. A. Penas Cervo”.

Meu amado amigo presidente e servo de Deus, alegra o teu coração e grita bem alto: Deus é fiel!

Tudo o que fizermos aqui na terra deve ser para glória única e irrestrita do Soberano SENHOR. Ele é o Fiel despenseiro e não faltará mensagem ao pregador reserva. Deus é presente. Muito antes de começares a programar o evento Ele já sabia de todos os detalhes.

Amigo, este congresso será totalmente diferente do anterior. Não há estrela de primeira grandeza, todas são simplesmente estrelas, do presidente ao porteiro; não haverá grandes gastos não há Equipe de Coordenação; Não haverá o painel como de costume, serão faixas de morim infestado; as refeições terão cardápio econômico; os Conjuntos e Cantores são da casa. Durante todo o tempo desde a cisão até a bênção apostólica no final do congresso, o que vem prevalecendo é este clima de oração, louvor, adoração, submissão e muita lágrima. Não te preocupes. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

Antes de te preocupares com o nome do obreiro local que substituirá ao titular, evite constrangimentos, coloque um anúncio no jornal com a frase:

CONGRESSO PRECISA URGENTE DE UM PREGADOR RESERVA.
Ao pregador reserva não faltará mensagem; além do mais, ele contará com auxílios especiais como, a oração, amor e compreensão da igreja; a especial ajuda do Espírito Santo que tem o maior interesse em acudir aos Seus servos quando estão em dificuldade.

O presidente terá certeza de que nenhuma pessoa estará participando por causa de um preletor famoso; fará uma festa barata, em amor, e cheia da manifestação do Espírito Santo.

Amigo, estou evangelista na Casa de Deus, não sou famoso, mas antecipando-me ao seu anúncio me declaro PREGADOR RESERVA. Atenderei ao teu convite, sendo a vontade de Deus, se eu estiver no período de folga (trabalho quatorze e folgo vinte e um dias consecutivos), não tendo compromissos agendado e se convidado na véspera.

Existe um tipo de recompensa especial para um PREGADOR RESERVA.
Saudações na Paz do SENHOR JESUS Cristo.

 

EU DEPENDO DA GRAÇA DE DEUS






 SEJA UM LÍDER DE VERDADE

 

 

POR

 

ENOQUE RODRIGUES NOGUEIRA

 

 

 

Caixa de texto: Resumo do Livro “Seja um Líder de Verdade”, de Jonhn Haggai, realizado em exigência da disciplina de Administração Eclesiática do Professor Célio Câmara Filho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RIO

Faculdade Evangélica de Teologia – Seminário Unido

2004

 

HAGGAI, John. Seja um Líder de Verdade : Liderança que Permanece para um Minuto de Transformação. Venda Nova : Editora Betânia.   1990, 280 p.

­­­­­­­

O autor do livro, John Haggai, o escreveu depois de observar por mais de vinte anos líderes quatro continentes. Escreveu porque o mundo precisa de líderes. Além da Bíblia leu biografia, memórias, jornal em suas 61 viagens ao redor do mundo e 145 intercontinental, visitando escolas, igrejas, fazendas, sede de governos, casas publicadoras, etc. A sua intenção é ajudar o lidera superar o medo de correr riscos. Sugere que se comece pelo índice, indo até o final. Considerando a sua ineficiência no inglês disse que escreveu sempre usando o pronome masculino e pede desculpas às leitoras. O livro contém cento e oitenta páginas com treze capítulos bem distribuídos em seqüência tal que dá ao leitor uma visão clara daquilo que ele esta querendo dizer.

Para facilitar o resumo, repeti na integra todos os títulos, temas e sub títulos para dar um norteamento ao leitor deste resumo. Inseri ainda alguns pontos em destaque. Julguei difícil fazer este resumo porque se trata de um livro bastante didático.

 

1 - UM CHAMADO À LIDERANÇA

A crise de liderança

Foi destacada a crise pelo mundo, a explosão populacional e o clamor por uma liderança. Citou Ezequiel 22.30.

O que é liderança?

Citou a definição de Prentice: “Liderança é o esforço de exercer conscientemente uma influência especial dentro de um grupo no sentido de levá-lo a atingir metas de permanente benefício que atendam as necessidades reais do grupo”.

Liderança e mudança

Citado entre outras, “A única coisa que se sabe a respeito da natureza humana é que ela muda”.

O líder nasce feito ou é feito?

Foram apresentadas duas posições: O líder tem aptidão e O líder é feito. Termina dizendo que se pode superar a falta de aptidão.

De que tipo de liderança o mundo precisa?

O mundo precisa de líderes com os doze princípios de liderança que são os doze capítulos a seguir.

Sumário

É dada ênfase ao líder feito e que o mundo precisa de liderança baseada na Bíblia  e tendo cristo como centro.

 

2 - O PRINCÍPIO DA VISÃO

Apresentado Luther King como um visionário por ter uma visão para a América. O princípio da visão é a chave para a liderança.

Compreenda o que é uma visão

É uma imagem clara de algo que o líder quer que seu grupo faça. A visão do líder é diferente do profissional que trabalha sozinho. Uma missão é uma visão levada em ação. Neemias tinha uma visão sobre a construção dos muros de Jerusalém

Compreenda de onde vem a visão

Qualquer visão, espiritual ou não, vem de Deus, independentemente do líder reconhecer, Tg 1.17. Quando o  líder tem uma visão clara de si mesmo vai expressar como Isaías: “Ai de mim...”. vai reconhecer que dependerá, não de sua capacidade, mas de Deus. I líder deve ter noção não só de suas necessidades, mas também as dos outros.

Compreenda por que uma visão é importante

A visão dá sustentação á liderança. A liderança começa com uma visão. É importante porque fundamenta toda verdadeira liderança.

Compreenda quem deve assimilar a visão

 Não só o líder, mas todos os seguidores devem assimilar a visão. Mediante as nossas limitações o autor cita Paulo em Fp 4.13, “tudo posso naquele que me fortalece”. O líder deve ter entendimento do seu potencial. Citada a visão do Dr. Han Kyung Chik da Coréia que começou uma igreja com 27 membros e hoje conta com 60000.

Compreenda como se atua em função da visão

Delineando um programa de metas para realizar e atender a missão.

A importância do isolamento

É mais fácil se ter uma visão no silêncio do que na agitação de uma metrópole.

Sumário

A visão é a revelação da vontade de Deus; é o fundamento da liderança.

 

3 - O PRINCÍPIO DO ESTABELECIMENTO DE METAS

O autor percebeu, depois de andar por vários continentes, que existem muitos líderes do círculo cristão que sofrem uma crise de objetivos. O líder deve ajustar o foco de sua visão, o que só acontece estabelecendo eficazmente as suas metas. Uma visão nunca se tornará realidade se não houver metas.

Características das metas

Estabelecer metas é escrever os passos que teremos que dar para a concretizaçãoda visão. Podem ser: Metas específicas, Metas mensuráveis,        Metas atingíveis, Metas realistas, Metas tangíveis.

Conflitos de metas

Escrevendo as metas, podemos evitar o conflito quando temos duas metas muito desejáveis.

Metas declaradas e não declaradas

O perigo é de as metas não declaradas atrapalharem as declaradas. 

Como dar a partida

O autor sugere o que ele fez: Anotar todas as idéias sem seguir qualquer lógica, anotando tudo o que vinha na cabeça. Parava alguns minutos para fazer a hora de silêncio e orava a Deus, citou Tg 1.5. semanalmente revia os escritos e os organizava. Escrevia virtudes, defeito e elogios recebidos. Determinando os valores. Lembra que as metas mudam com o tempo.

Os benefícios do estabelecimento de metas

As metas simplificam o processo de tomada de decisão; fortalece a saúde; geram respeito; constitui sistema de aferição de modo; produzem persistência; abaixo de Deus são elas que impedem que o líder fique escravizado aos aplausos.

O medo de estabelecer metas

Há o medo de criar metas imperfeitas; medo da derrota; medo do ridículo;medo de considerar presunção. Cita Pv 24.3,4.

Uma disciplina contínua

 Se o líder falhar na continuidade destruirá a confiança dos seguidores porque perderá a credibilidade. Deve-se criar metas suplementares como, contactar e recrutar líderes; determinar quem o ajudará a dar o curso, o currículo, como irá serão as aulas e horário. Fazer cálculos de custos; tudo acompanhado de prazo previsto.

Sumário

Temos que analisar os recursos para que as metas sejam, realistas. O estabelecimento de metas é uma disciplina contínua.

 

4 - O PRINCÍPIO DO AMOR

Foi destacado Cristo que, por ele, foi fundado império do amor em contraste a Napoleão Bonaparte, Alexandre, Cezar, Carlos Magno que fundaram os seus impérios. “A frase de Geneen, O comandante governa pelo medo, o líder guia pelo amor”.

O que é o amor?

É a transferência da totalidade do ser de alguém a outrem na forma de beneficência e auxílio. É falado do amor divino, mas se refere para o contexto o amor ao próximo, a filantropia. O amor é ativo, jamais é passivo, é transitivo, é serviço, é sacrifício.

Amar a Deus

Todo líder deve viver de tal maneira que jamais deixe dúvidas na mente de qualquer um sobre quem é o seu Deus., Ex 20.3. O amor para com Deus deve ser exclusivo, com inteligência e totalidade da personalidade.

Amar a si próprio

Amar a Deus na totalidade é a base para que nos amemos.Um amor próprio é essencial a uma boa liderança, significa contribuir para as nossas maiores necessidades.

Amar ao próximo

Amar a Deus a aceitar o amor dele em nós é a base para amarmos ao próximo. Às vezes amamos ao próximo, mas não sabemos manifestar. Como expressar o amor ao próximo. 1) cultivar a amizade sem querer nada em troca; 2) nutrir com esforço interesse autêntico pelo próximo; 3) Devido a singularidade de cada um, às vezes leva muito tempo para compreendermos uns aos outros; 4) aprenda a ouvir; 5) disponha a amar, quer você saiba ou não o que fazer; 6) tratar a todos igualmente; 7) dizer palavras de elogio e incentivo; 8) colocar os amigos em primeiro lugar, antes de nós mesmos; 9) Aprender amar a Deus de todo o coração, alma, mente e força; 10 enfatize os pontos fortes e as virtudes dos outros e não os pecados e fraquezas.

O amor e o líder

Expressando amor genuíno o líder motiva os seguidores a moverem para aquilo que que é beneficamente permanente e atende às suas reais necessidades. Só o amor é permanente. O líder que imita a Cristo expressa amor eloqüente.

Alegria

Somente o amor é capaz de manter alguém alegre em todas as circunstâncias. É transcrita a oração de S. Francisco de Assis.

Paz

A paz é a harmonia do amor. O fruto do Espírito que é o amor produz paz.

Longanimidade

É a resistência do amor. É suportar com temperamento sereno. Qualquer líder capaz possui um temperamento forte.

Benignidade

Significa prestar ajuda em pequenas coisas; fazer pequenas tarefas que ajudam, reanimam e confortam os outros. É o serviço do amor.

Bondade

É o comportamento do amor. É a disposição de odiar o que é mau; a vontade de seguir o que é reto; sabedoria para julgar retamente em tudo; amabilidade e sensibilidade intensa ao lidar com todas as pessoas.

Fidelidade

É a medida do amor. É um atributo do líder que se mostra leal ao seu encargo, a si mesmo,, ao seu companheiro com os outros e acima de tudo a Deus.

Sumário

A alegria é a música do amor. A paz é a harmonia do amor. A longanimidade é a resistência do amor. A benignidade é o serviço do amor. A bondade é o comportamento do amor. A fidelidade é medida do amor.

 

5 - O PRINCÍPIO DA HUMILDADE

É a expressar do amor. È a atitude de espírito e a disposição predominante do amor. A pessoa humilde está livre do orgulho ou de arrogância; submete-se aos outros e é prestativa e cortês.

A falsa humildade

Pior do que a falta de humildade é a falsa humildade. Quem tem a verdadeira humildade nunca acusa ninguém apontando a falta de humildade. A tendência em julgar não se identifica com a humildade. Através dos tempos, a verdadeira humildade foi sempre uma qualidade rara.

Por que a humildade é importante?

Porque Deus deu exemplo de humildade, Sl 113. 5,6. A humildade é importante porque as pessoas seguem mais entusiasticamente aquele cuja motivação não é servir-se a si mesmo.A liderança que não possui essa qualidade perde a credibilidade.

Os benefícios da humildade

Alguns benefícios da humildade do líder são citados. São eles, serenidade, ampliação da vida, a eliminação do medo, sucesso, acessibilidade de recursos ilimitados.

Como se cultiva a humildade

Precisamos reconhecer os caminhos que levam a humildade e depois concentrarmos nele e não na própria humildade. Cinco meios, entronizar Cristo no coração, obedecer a Cristo, assumir a atitude e o comportamento de uma criancinha, seguir o exemplo de Cristo em oração, seguir o exemplo de Cristo nas relações pessoais, servir os outros.

Sumário

Falar acerca da humildade não nos torna mais humilde, e sim, menos; quem é humilde não tem consciência disto.

 

6 - O PRINCÍPIO AUTOCONTROLE

A falta de autocontrole tem provocado a maior parte dos problemas da liderança.

O que é o autocontrole?

É um modo de vida no qual, pelo poder do Espírito Santo, o crente é capaz de ser equilibrado em tudo porque não deixa seus desejos dominar suas vidas. Vem das raiz grega pegar, segurar.

O autocontrole e o líder

É uma atitude essencial que todos os líderes devem ter. A liderança bem-sucedida exige o autocontrole, no entanto, o próprio sucesso dificulta a prática do autocontrole.  Verdades sobre o autocontrole: A falta de autocontrole destrói a liderança. O autocontrole nos dá coragem para posicionarmos sozinhos, acima do grupo. O autocontrole conquista seguidores para o líder.

Como desenvolver e exercitar o autocontrole?

Cultivando. Pela dependência de Deus. Com uma vida de disciplina. Tomando decisões antecipadamente. Sendo gratos pela adversidade. Dominando nosso gênio. Pelo controle dos pensamentos. O autocontrole ideal é o controle do Espírito.

O que o autocontrole realiza

Produz em qualquer pessoa resultados que farão dela um candidato à liderança. Produz, liberdade; confiança; alegria; estabilidade; liderança.

Sumário

O autocontrole é a vitória do amor. Conquista seguidores para o líder. Atrai seguidores para si.

 

7 - O PRINCÍPIO COMUNICAÇÃO

 O líder deve ser um comunicador. São sete regras de comunicação que ajudam ao líder.

Regra um: Conhecer a importância de uma boa comunicação - A comunicação eficiente derruba barreiras; A comunicação eficiente é um fator importante para a transmissão dos princípios; A comunicação eficiente tende a salvaguardar a liberdade de expressão; A comunicação eficiente apresenta condignamente os pensamentos dignos.

Regra dois: Conhecer bem o receptor

Regra três: Selecionar a meta correta de comunicação – Informar; Comover; Convencer; Entreter; Ativar; As diferenças entre as metas

Regra quatro: Romper a barreira do alheamento

Regra cinco: Fazer referência ao conhecido à experiência do auditório

Regra seis: Comprovar nossas afirmações -   Meios de prova: Acumulação; Repetição; com os outros termos; Exposição; Comparação; Ilustração geral; Exemplo específico; Testemunho.

Regra sete: Levar os ouvintes aa ação apelando aos anseios pessoais – Autoconservação; Prosperidade; Poder; Reputação; Afeição.

Sumário

Repetição das sete regras.

 

8 - O PRINCÍPIO DO INVESTIMENTO

A lei da semeadura: “daí e ser-vos-á dado, boa medida, recalcada, sacudida e transbordando”, Lc 6.38.

Entender bem a importância do investimento

“Aquilo que semear, ceifará”, Gl 6.7. “Como quereis que os homens vos façam, façais vós também a eles”, Lc 6.31, a regra ouro. Para conhecer a fundo o significado do investimento, precisamos nos conscientizar de como é importante o espírito de dar.

Compreender bem a motivação certa para se fazer investimento

O interesse em receber em troca é um bom fator de motivação, apoiado pela Bíblia.

Advertência a cerca da ansiedade e da ganância

Utilizar o princípio do investimento para obtermos grande quantidade de algo que se tornou um deus para nós, ou que é nocivo é errado. “Não podeis servir a Deus e a mamon”, Mt 6.24.  A cobiça pode custar a perda de amizade, aflição descomedida, a destruição das relações familiares e até úlcera.

Os dez mandamentos do investimento - 1º – Reconhecer que Deus é provedor de tudo; 2º - Focalizar a atenção nas coisas que queremos, na medida em que elas forem compatíveis com a vontade de Deus e esquecer as que não queremos; 3º - Investir aquilo que desejamos obter; 4º - Investir no objetivo mais imediato; 5º - Ser paciente; 6º - Não desanimar por uma ocasional falha na colheita; 7º - Colocar o dinheiro onde queremos que nosso coração esteja; 8º - Alegar-se; 9º - Crer que haverá resultados; 10º - Glorificar a Deus.

Sumário

Nossa motivação para o investimento é o interesse pessoal. Essa é a única motivação que Jesus usou nas Escrituras.

 

9 - O PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE

Nossas maiores oportunidades nos aparecem habilmente disfarçadas em problemas insuperáveis. A vida é uma série de obstáculos e são eles que detêm a chave que abre as portas de nossas maiores oportunidades, bastando que apenas nos disciplinemos para enxergá-las em toda a parte.

Para pormos em prática o princípio da oportunidade precisamos aprender a encarar os enganos, a agüentar os erros e tirar proveito deles, da seguinte forma: 1º - Admitir os erros no momento em que tivermos ciência dele; 2º - Assumamos a responsabilidade pelo erro; 3º - avaliar os prejuízos; 4º - fazwer um estudo em profundidade das possíveis causas do erro; 5º - Eliminar imediatamente as causas geradoras do erro; 6º - recuperar o que for possível; 7º rever nosso modus operanri de modo que o erro não se repita; 8º - Comecemos a executar o novo programa imediatamente; 9º - Usar os erros como placa de sinalização; 10º - Lembrar que os obstáculos realçam a liderança.

Sumário

Sob a direção de Deus o líder deve desenvolver o hábito de criativamente converter os obstáculos em oportunidades.

 

10 - O PRINCÍPIO DA ENERGIA

A energia de um líder é comunicada aos seus seguidores através de sua vitalidade física, se sua acuidade mental, de um trabalho vigoroso da sua dedicação às tarefas e persistência nelas e de sua atenção aos detalhes.

Como se demonstra energia

A energia é mostrada através de sua vitalidade física. Todos sentem atraídos por pessoas que têm vitalidade física. O líder dotado de energia se dá ao trabalho de prestar atenção a todos os pormenores.

Como elevar o nível da energia

Podemos maximizar o nosso nível de energia alimentando-nos adequadamente, exercitando fisicamente com regularidade, mantendo uma atitude mental correta, eliminando emoções negativas e vivendo em comunhão com Deus.

Sumário

As energias, física, intelectual e emocional do líder, são demonstradas por meio de sua dedicação à sua tarefa e dedicação nela, na medida que crê em suas metas e se esforça para atingi-las, mesmo lutando contra as adversidades.

 

11 - O PRINCÍPIO DO PODER DA PERSIS TÊNCIA

 O líder pode estar certo de que enfrentará problemas dificuldades, desencorajamento oposição, perseguição e traição. Deus lhe deu uma visão e ele estabeleceu um programa de metas a fim de realizar a sua missão. O poder da persistência vence a enfermidade. O poder da persistência vence os despojos pessoais. O poder da persistência vence as limitações financeiras. O poder da persistência vence os perigos da prosperidade. O poder da persistência vence a oposição da família. O poder da persistência vence as traições e as perseguições. O poder da persistência vence a interpretação errônea dos eventos. O poder da persistência vence as dificuldades mais graves.

Como conservar o poder de persistência

Precisamos do poder da persistência para mantermos o poder de persistência. Comecemos a praticar o fortalecimento do poder da persistência. Recordando nossa visão.             Focalizando nossas metas. Visualizando nossas metas como se já tivessem sido alcançadas. Relaxando. Lendo biografias. Vivendo em comunhão com Deus.

O poder de persistência garante o sucesso

Parece que vários famosos líderes do mundo tiveram que vencer grandes dificuldades, a exemplo de Cristóvão Colombo.

Sumário

As dificuldades existem. Tosos os líderes sofrem pressões e problemas que podem levá-lo a desistir, mas se Deus deu uma visão precisamos do poder de persistência para superar as dificuldades.

 

12 - O PRINCÍPIO DA AUTORIDADE

O princípio da autoridade reconhece a distinção entre a autoridade interior e a exterior. E estabelece que o líder deve desenvolver e aumentar a interior.

A autoridade interior

É a qualidade que faz de uma pessoa um líder. Não tem nada a ver com características físicas. Também não constitui garantia de sucesso nem que é melhor do que os outros.É uma convicção do que pode influenciar os membros do seu grupo para buscarem atingir as metas de permanente benefício.

A autoridade exterior

Sua influencia deriva dos sinais, símbolos e manipulação exterior. É uma autoridade que pode ser retirada de uma pessoa, o que indica que ele nunca a possui realmente.É uma autoridade imediatamente reconhecida por aqueles que sabem identificar os sinais dela.

Desenvolvendo a autoridade interior

Quem pretende ser líder, mas não exibe esta autoridade deve tomar providências para cultivá-la. Ajuda oferecida: Descobrir a nós mesmos. Desenvolver a autoconfiança. Acreditar na importância da nossa missão.             Lembra-nos de nossa relação com os outros. Empenhemo-nos pela excelência. Acreditemos em nosso sucesso.

Um retrato da autoridade

Madre Tereza de Calcutá exibe uma autoridade interior que influencia pessoas no mundo inteiro. É uma pessoa que demonstra autoridade interior. É uma líder. E a fonte de sua autoridade interior é o amor de Deus.

Sumário

Todos os princípios de autoridade são importantes, mas nem todos são absolutamente essenciais. Cultivar o princípio de autoridade o é.

 

13 - O PRINCÍPIO DA CONSCIENTIZAÇÃO

Estar consciente é a base da excelência. Sem consciência e dedicação nossa liderança entrará em colapso.

O líder deve estar consciente do seu papel no exercício da liderança

O líder deve ter consciência da importância do seu papel no exercício da liderança. Goza dos privilégios que acompanham a tarefa e carrega as responsabilidades inerentes. Por um lado terá muitos que o olham com admiração e lealdade. Por outro a pesada carga. O líder está ciente disto e se há uma ameaça tenta corrigir porque tem os adversários que começaram a criticá-lo. O líder é parte do grupo, mas também é colocado à parte. Até certo ponto isto é bom porque contribui para que ele tenha consciência de seu papel na liderança.

O líder deve estar consciente do significado da liderança

A liderança é um esforço de exercitar conscientemente uma influência especial dentro de um grupo de forma a levá-lo a atingir metas de permanente benefício que atenda às necessidades reais do grupo. A liderança é um esforço; é consciente; exerce uma influência especial com o objetivo de promover mudanças; estabelece metas de permanência benéficas; concentra-se no atendimento das reais necessidades.

O líder deve estar consciente dos princípios de liderança

Foram reprisados todos os capítulos do 1º ao 13º; no último o autor enfatizou que o líder deve estar consciente de que Deus é a fonte de tudo para ele

Sumário

Uma repetição das frases mais importantes e repetição dos 12 princípios. Termina com a frase: “O líder também deve estar consciente de que seus recursos provêm de Deus. Ele compreende que seu poder vem do SENHOR”.

 

NOTAS

Foram enumeradas quarenta fontes bibliográficas.

 

 


EU DEPENDO DA GRAÇA DE DEUS


Site pronto: NetFacilita